Coordenação e Secretaria

Dr. FÉLIX PABLO FRIGGERI
Coordenador
(Portaria UNILA Nº 06 de 08 de janeiro de 2018)

Professor Adjunto na UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana, Foz do Iguaçu, PR) na Área de Relacões Internacionais e Integração desde 2012, foi Diretor do Instituto Latino-americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) de 2013 á 2017. Professor no Mestrado em Integração Contemporánea em América Latina (ICAL-UNILA) e no Doctorado Interinstitucional em Relações Internacionais (UNILA-PUC Rio de Janeiro). Possui doutorado em Ciencias Sociales - Universidad Nacional de Entre Ríos (2011). Posdoutorado en Marx - Centro de Estudios Avanzados/Universidad Nacional de Córdoba (2011) - Foi professor adjunto - Universidad Autónoma de Entre Ríos. Tem experiência na área de Sociologia, História, Ciencia Política e Relações Internacionais, com ênfase em Sociologia.

 

 

Dr. FERNANDO CORRÊA PRADO
Coordenador Adjunto
(Portaria UNILA Nº 09 de 08 de janeiro de 2018)

Professor da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) e do Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL-UNILA). Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA-UFSC), do Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (LEMA-UFRJ), do Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-americana (HEDLA-UFRGS) e do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia (LEHC-UFRJ). Coordenador do Grupo de Trabalho em Teoria Marxista da Dependência, ligado à Sociedade Brasileira de Economia Política (GT-TMD/SEP). Integrante do Grupo de Trabalho "Crisis y Economía Mundial", dentro do Programa 2016-2019 de Grupos de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Participa também do Grupo de Estudos sobre Teoria da Dependência (GETD-UNILA) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, classes dominantes e conflitividade na América Latina e Caribe (GIEPTALC-UNILA). Membro do corpo editorial das revistas "Nostromo-Revista Crítica Latinoamericana" e "Rebela-Revista Brasileira de Estudos Latino-americanos". Principais áreas de pesquisa: história do pensamento latino-americano, história econômica da América Latina e teoria marxista da dependência.

 

SECRETARIA

Esp. TACIANO PAULO DUARTE
Secretário

Formado em História e Geografia com especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia e pós-graduando em Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com ênfase em fronteiras pela Business & Marketing School Internacional e Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi funcionário público na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, lotado no Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu (1º Patronato municipalizado do Brasil) e atualmente é funcionário público federal na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) onde atua como Secretário do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL), membro titular da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UNILA - Portaria UNILA Nº 689/2016), secretário geral do Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos (Portaria UNILA Nº 737/2017), membro titular da Comissão Superior de Ensino (Portaria UNILA Nº678/2018), foi membro titular da Comissão Superior de Pesquisa (COSUP/UNILA), foi apoio de Agente de Planejamento da Reitoria (Portaria PROPLAN Nº 9/2015) e membro do Grupo de Trabalho voltado a Elaboração da Minuta do Regimento Disciplinar da UNILA (Portaria UNILA Nº 541/2015. Vice Presidente e associado do Conselho da Comunidade na Execução Penal (Órgão de Execução Penal - Art. 61 da Lei 7.210/84) de Foz do Iguaçu (Paraná - Brasil), representando a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, sócio fundador e Vice Presidente da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Foz do Iguaçu e foi Secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Foz do Iguaçu para difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - 17 ODS (MNCS / PNUD-ONU).