Coordenação e Secretaria

Drª RENATA PEIXOTO DE OLIVEIRA
Coordenadora (gestão 2020-2021) - Portaria Nº 27 publicada no DOU Nº 22 de 31 de janeiro de 2020, s.2, p.48

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Fez estágio de doutorado na University of Florida (2008) em Gainesville, Florida, EUA. Foi professora visitante ( 2011-2012) e professora adjunta (2012-2013) do curso de Ciência Política Sociologia, além de coordenadora deste curso de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, Paraná. Também atuou como Chefe do Departamento de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) .Além disso, é professora permanente do Programa de Mestrado Integração Contemporânea na América Latina ( PPG-ICAL) e professora permanente do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPG-PPD). É membra do Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade na UNILA. É coordenadora do mestrado PPG-ICAL (2020-2022). Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Democratização na América Latina em Perspectiva comparada (DALC) da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP).Também é líder de grupo de pesquisa Centro de Estudos Políticos e Internacionais da América do Sul ( CESPI-América do Sul) da UNILA. Participa da Rede Brasileira de Pesquisadores Latino-americanistas e Caribeanistas ( Rede- BLAC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Também participa de grupo de trabalho da CLACSO: Estado, desarrollo y desigualdades territoriales (2019-2022) Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional e Comparada e estudos latino-americanos, atuando principalmente com os seguintes temas: Neoliberalismo, sistemas políticos, democracia e Política Externa, região Andina.

 

Drª TEREZA MARIA SPYER DULCI
Coordenadora Ajunta (gestão 2020-2021) -
PORTARIA Nº 28/2020/GR

Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social e Bacharel/Licenciada em História pela mesma instituição. Pós-doutorado desenvolvido no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Na UNILA atua no Ciclo Comum de Estudos (na área de Fundamentos da América Latina) e nos cursos de Relações Internacionais e Integração e de Especialização em Ensino de História e América Latina. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL), na linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e do grupo de pesquisa ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços, dedicado à decolonização de corpos, imagens, narrativas e cartografais da América Latina, aos movimentos de luta por direitos humanos e dos territórios latino-americanos, e a revelar as colonialidades do poder e do saber que impregnam as disciplinas relacionadas ao espaço e os espaços relacionados ao ensino neste subcontinente. Tem experiência nas áreas de História e de Relações Internacionais, com ênfase em História da América e História das Relações Internacionais. Trabalha principalmente com os seguintes temas e linhas de pesquisa: circulação de ideias, configuração de identidades, imaginários sociais, giro decolonial e epistemologias do sul. Desenvolve, ainda, estudos sobre processos de integração regional e política externa dos países latino-americanos.

 

SECRETARIA ACADÊMICA

Esp. TACIANO PAULO DUARTE
Secretário

Formado em História e Geografia com especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia, mestrando de Relações Internacionais (PPGRI/UNILA) e diplomado em Estudos de Política e Estratégia (CEPE) pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi funcionário público na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, lotado no Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu (1º Patronato municipalizado do Brasil) e atualmente é funcionário público federal na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) onde atua como Secretário do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL), foi membro titular da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UNILA - Portaria UNILA Nº 689/2016), secretário geral do Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos (Portaria UNILA Nº 737/2017), foi membro titular da Comissão Superior de Ensino (Portaria UNILA Nº678/2018), foi membro titular da Comissão Superior de Pesquisa (COSUP/UNILA), foi apoio de Agente de Planejamento da Reitoria (Portaria PROPLAN Nº 9/2015) e foi membro do Grupo de Trabalho voltado a Elaboração da Minuta do Regimento Disciplinar da UNILA (Portaria UNILA Nº 541/2015). Vice Presidente e associado do Conselho da Comunidade na Execução Penal (Órgão de Execução Penal - Art. 61 da Lei 7.210/84) de Foz do Iguaçu (Paraná - Brasil), representando a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, sócio fundador e Vice Presidente da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Foz do Iguaçu e foi Secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Foz do Iguaçu para difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - 17 ODS (MNCS / PNUD-ONU).