Confira a programação do 3º Encontro de Estudos Latino-Americanos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Clique aqui.
LINHA DE PESQUISA: TRÂNSITOS CULTURAIS
DISCENTE |
NACIONALIDADE |
PROJETO DE PESQUISA |
ORIENTADOR(A) |
ANO DE INGRESSO |
ÂNGELA MARIA FERREIRA | BRASILEIRA | O TURISMO CULTURAL EM PAÍSES DO MERCOSUL: IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA AMÉRICA DO SUL (BRASIL, URUGUAI E ARGENTINA). | MARIA ETA VIEIRA | 2016 |
DANIEL TAVARES DE OLIVEIRA |
BRASILEIRO |
DAS FARSAS DA POLÍTICA ÀS POLÍTICAS DA FARSA: RELAÇÕES ENTRE REALIDADE POLÍTICA E SÁTIRA NO CINEMA DE FICÇÃO LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO. |
BRUNO LOPEZ PETZOLDT |
2016 |
ESTELA ROCHA DE UNGARO | BRASILEIRA | WALL KINTUN TV E LEI DE MEIOS: REPRESENTAÇÃO E VOZES DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA ARGENTINA. | LAURA JANAINA DIAS AMATO | 2016 |
GLAUBER DA SILVA |
BRASILEIRO |
ESCOLAS SOBRE A LINHA: ESTUDO SOBRE A EXPANSÃO DO PROGRAMA DE ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF) E IMPACTOS EM ESCOLAS INDÍGENAS DE FRONTEIRA. |
LAURA JANAINA DIAS AMATO |
2016 |
MAURICIO DOS SANTOS |
BRASILEIRO |
TRANSES, TRÂNSITOS E TRADUÇÃO CULTURAL DESDE OS CANDOMBLÉS DA TRÍPLICE- FRONTEIRA. |
DIANA ARAUJO PEREIRA |
2016 |
VIVIANA CAROLINA JARAMILLO ALEMÁN |
EQUATORIANA |
ENTRE LA APOLOGÍA Y LA CRÍTICA DE LA CORRIENTE DE EL SISTEMA DE ORQUESTAS Y COROS JUVENILES DE VENEZUELA: ANÁLISIS DE UN ESTUDIO DE CASO SOBRE EL MANEJO DE LA MÚSICA POPULAR EN EL SISTEMA DE ORQUESTAS JUVENILES DE JUJUY. |
ANALÍA CHERNAVSKY |
2016 |
IZABELA FERNANDES DE SOUZA | BRASILEIRA | ENTRE FRONTEIRAS E RESISTÊNCIAS: TECENDO VIVÊNCIAS DE MULHERES PERIFÉRICAS DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU. | DIANA ARAUJO PEREIRA | 2017 |
ELISA MERCEDES LEZCANO VERÓN | PARAGUAIA | ÁLBUM "PIANO PARAGUAYO", DE OSCAR CARDOZO OCAMPO: TESTIMONIO DE MÚSICOS EN EXILIO. | ANALÍA CHERNAVSKY | 2017 |
CARLOS ROBERTO DA SILVA | BRASILEIRO | O JAZZ PARAGUAIO - LEGITIMIDADE, MERCADO NACIONAL E RECEPTIVIDADE INTERNACIONAL | ANALÍA CHERNAVSKY | 2017 |
DELMIRA DE ALMEIDA PERES | BRASILEIRA | OS SABERES INDÍGENAS E OS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO COLÉGIO INDÍGENA ESTADUAL TEKO ÑEMOINGO DA ALDEIA INDÍGENA TEKOHA OCOY. | MARIA ETA VIEIRA | 2017 |
CAUÊ ALMEIDA GALVÃO | BRASILEIRO | SEM MENÇÃO HONROSA, SEM MASSAGEM: PROIBICIONISMO, ESTIGMAS RACIAIS E O DIREITO A NÃO TER DIREITOS NA CONSOLIDAÇÃO DA GUERRA ÀS DROGAS NA AMÉRICA LATINA. | LAURA JANAINA DIAS AMATO | 2017 |
JEFERSON MARTINS VAZ | BRASILEIRO | A IDENTIDADE ATUAL DO CAMPESINATO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA AMÉRICA LATINA, NOS CASOS BRASIL E MÉXICO. | MARIA ETA VIEIRA | 2017 |
LINHA DE PESQUISA: PRÁTICAS E SABERES
DISCENTE | NACIONALIDADE | PROJETO DE PESQUISA | ORIENTADOR(A) | ANO DE INGRESSO |
AGUSTINA INES COLA ROBATTO |
URUGUAIA |
CONTRIBUCIONES DEL PENSAMIENTO DECOLONIAL PARA LA GEOGRAFÍA Y SUS IMPLICACIONES EN AMÉRICA LATINA. |
RUBENS DE TOLEDO JUNIOR |
2016 |
FELIPE SOUSA PRADO |
BRASILEIRO |
MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DAS POLÍTICAS INDIGENISTAS E A QUESTÃO INDÍGENA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA. |
RODRIGO FAUSTINONI BONCIANI |
2016 |
JACQUELINE MÉNDEZ GAMBOA |
COLOMBIANA |
LA ESCRITURA CREATIVA Y DIALÓGICA: UN INSTRUMENTO MEDIADOR EN PROCESOS DE INTERCULTURALIDAD. |
JOHNNY OCTAVIO OBANDO MORAN |
2016 |
LETICIA CONSALTER DE LIMA |
BRASILEIRA |
USOS DO PASSADO: A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DISCURSIVA E LEGITIMADORA DO STRONISMO. |
PAULO RENATO DA SILVA |
2016 |
RODRIGO AMÉRICO AGUIAR |
BRASILEIRO |
VISÕES DE CURA PELA AYAHUASCA: DOS SABERES INDÍGENAS ÀS PSICOTERAPIAS. |
ALEXANDRE CAMERA VARELLA |
2016 |
TATYANE CRISTINA MENDONÇA RAVEDUTTI |
BRASILEIRA |
HECHO EN PARAGUAY – POÉTICA, POLITICA E IDENTIDADE CULTURAL DO GRUPO HARA DE TEATRO. |
BARBARA MAISONNAVE ARISI |
2016 |
THAIS MENDES ALVES |
BRASILEIRA |
UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA DOS CONFLITOS ENFRENTADOS PELAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MARINHOS, RODRIGUES, SAPÉ E RIBEIRÃO, PENSANDO NAS INTERFERÊNCIAS CAUSADAS PELAS DUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS PROEMINENTES NO MUNICÍPIO DE BRUMADINHO - MG: MINERAÇÃO E TURISMO. |
HERNÁN VENEGAS MARCELO |
2016 |
VANDERLEIA DA COSTA BARBOSA |
BRASILEIRA |
DE FREIRE A BOAL: RELAÇÃO SOCIOEDUCATIVA ENTRE A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E O TEATRO DO OPRIMIDO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. |
LUIS EDUARDO ALVARADO PRADA |
2016 |
WALDSON DE ALMEIDA DIAS JUNIOR |
BRASILEIRO |
“NO ESCOLHEMOS NUESTROS HERRMANOS, MAS SI NUESTROS AMIGOS?” HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA PONTE INTERNACIONAL DA AMIZADE E AS RELAÇÕES BRASIL-PARAGUAI (1956-1965). |
PAULO RENATO DA SILVA |
2016 |
DENISE DE FÁTIMA DA SILVA ZAMBONATO | BRASILEIRA | ZABUMBA, MATRACA, GUITARRA - "O QUE EU FAÇO É BOI". DA TRADIÇÃO À MODERNIDADE NOS SOTAQUES DE BUMBA-MEU-BOI. | ANDREA CIACCHI | 2017 |
FÁBIO CABRAL DURSO | BRASILEIRO | FLUXO PARA CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE O AUMENTO DE ESTUDANTES COLOMBIANOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL. | LUIS EDUARDO ALVARADO PRADA | 2017 |
MAÍRA COSTA GAMARRA | BRASILEIRA | ENLACES DA FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA: ESTRATÉGIAS, APROXIMAÇÕES E AÇÕES EM REDE. | ANDREA CIACCHI | 2017 |